sábado, 2 de junho de 2012

116/365 ActionSampler, Bokeh... é de comer?

Olá! Tudo bem com vocês? Hoje eu estou bem empolgada fotograficamente falando então o post vai ser bem produtivo e acrescentar coisas interessantes na sua vida (façam óóó porque outro assim pode demorar para sair haha') então peguem seus bloquinhos e que comece a aula de fotografia :B
Ah... essa foto não é das melhores mas eu gostei muito dela 'o'
Vocês já ouviram falar em ActionSampler? E Lomografia? Acho que já ein!


Com toda essa história do desafio dos 366 dias e tudo o mais, eu acabei me interessando bem mais por fotografia do que quando comecei essa bagunça toda e acabei descobrindo "na cagada" essa história de ActionSampler!
(essa foto não é minha! Achei aqui ó!)

Essa câmera super engraçadinha que parece de brinquedo é uma ActionSampler, uma câmera ninja que fotografa quadruplicadamente (essa palavra realmente existe!) e, olhem só a parte mais legal: ela usa filme! Seu corpo de plástico guarda um filme de 35mm (aqueles que muitos de nós, galerinha de 95 já pegamos para brincar e quase geramos infartos porque câmera nunca foi um negócio muito barato, lembram disso?)  que pode ser bobinado para frente e para trás (ok, admito que essa parte eu não sei muito bem o que significa). A câmera é formada pelo corpo, quatro lentes (na frente e na parte de dentro) e algumas molinhas (dá até pra ver na foto)... é, não é uma câmera muito normal nem lá muito refinada, é super divertida!
Eu descobri a ActionSampler esse ano, como eu mencionei ali em cima, e fiquei apaixonada mas é realmente uma pena porque manter uma não sai muito em conta, principalmente para uma pessoa como eu que tira 500 fotos por dia, comprar filme e pagar revelação pra tudo isso ia me falir! Espera... e a foto lá de cima? Minha câmera pode estar quebrada mas suas funções (tirando uns probleminhas com luz e no ajuste de foco) estão funcionando muito bem e hoje me deu vontade de usar o "tiro contínuo" da minha câmera para ver no que ia dar. Infelizmente, o meu máximo de fotos contínuas são 3 então para criar esse efeito eu tirei uma avulsa e depois 3 (existe a ActionSampler robot que tira 3 fotos mas eu só lembrei disso depois!) e ai alterei a luz no photoshop porque, por usar filme, essas fotos tinham que ter aquele ar mais vintage (mas nem tanto para ter uma bordinha sexy haha).


Gosto dessa história de ActionSampler? Para saber mais é só clicar aqui e você será redirecionado para um site só de Lomografia... ah! Espera! Eu ainda não expliquei isso! Lomografia é essa "arte" de usar câmeras com filme ^^ tá, não é exatamente isso mas fazendo um suuuuper resumo beeeeeeeeem .rar é isso ai! É um movimento inspirado na câmera Lomo LC-A de 1991  que produzia efeitos de vazamento de luz e saturação de cor, coisas que hoje muita gente se mata para fazer no photoshop (e muitos fans de Lomo, que usam a câmera, ficam revoltados porque quem não sabe realmente diz que "a edição ficou boa!").
Agora que estamos entendidos vamos para um velho amigo meu (que só deu as caras hoje!): as luzinhas! Digo... os bokehs! (tá certo isso? BokehS? Deve ser u.u).


Ainda na linha ActionSampler (preguiça de colocar bordinhas hoje... falei! T-T) apresento para vocês os meus bokehs *O* Tudo isso começou com esse tutorial ... eu achava que as pessoas eram todas muito estúpidas porque ficavam horas no photoshop transformando bolinhas em corações e outras coisinhas ao invés de deixar as luzinhas quietas com seu formato de bolinhas mas eu estava totalmente errada e a estúpida era eu (só dessa vez!)...
Bokeh é o efeito distorcido, borradinho ou simplesmente "blur" que as câmeras profissionais fazem, elas focalizam algo e desfocam o resto, não satisfeitos em ter uma câmera que faz isso, os caras ainda inventam de dar forma a esse bokeh! Eu não sou uma profissional no assunto tanto que meu pai me perguntou "como?" e eu só pude responder: coloquei esse papel preto aqui para impedir a passagem de luz e ta-da! E então tive de recorrer ao Tio Google para responder as minhas perguntas.
O bokeh acontece naturalmente devido a abertura da lente e é por isso que câmeras compactas não fazem esse tipo de coisa! O bokeh, por mais incrível que pareça, precisa de uma abertura razoavelmente grande e câmeras compactas tem aberturas de poucos milímetros, fora o fato de que você não tem acesso direto a lente (ao menos que você quebre a sua câmera e tenha uma história trágica com um final feliz graças a sua mente de Poliana) então é impossível colocar o papel preto e controlar a abertura e entrada de luz hm
Estando ciente de que minha abertura é pequena (extremamente pequena), eu passei meses tentando fazer isso, antes dessa minha pesquisa de hoje eu não sabia porque não estava dando certo, tentei até um cálculo para medir a abertura e tudo o mais e nada dava certo, o jeito foi partir para a tentativa! Depois de muito papel preto sendo jogado fora e um pequeno ataque de pânico porque um dos papeis encaixou tão perfeitamente que não queria mais largar minha lente, consegui o coração mais torto do mundo e vomitei arco-íris!
Ah... detalhe importante: esse bokeh funciona melhor com luz! Não posso afirmar com 100% de certeza de que, se for uma câmera profissional com um bokeh de silicone comprado em uma loja especializada e blablabla ele não vá desfocar tudo com esse formato fofinho mas sei que no meu não funcionou! O que na verdade é até melhor! Fui fotografar um poste e as árvores envolta ficaram borradas mas era visível que eram árvores enquanto a luz do poste formou um coração ^^
Bom, por hoje é só! Espero que tenham gostado dessa pequena aula de fotografia da pior professora do mundo e, caso algum fotógrafo leia meu blog (que honra *w*), mil desculpas se escrevi algo errado! Ficaria bem feliz de receber um comentário esclarecendo algumas coisas ^^ foi um dia até que bem produtivo considerando o fato de que É SÁBADO! haha' até amanhã povo ^^
Um bando de patinhos, manda lá pra Lua!

PS: Viu! Não é de comer u.u
PS²: Tive aula de canto hoje e há! Vídeo novo para vocês ^^



Como eu não achei um instrumental dessa música então tive de usar o da aula mesmo, eu detesto esse áudio de karaokê mas fazer o que... ah! Eu canto essa música em Eb então é por isso que não parece muito com a versão da Legião :b
PS³: Fotos que "sobraram" da sessão de fotos da ActionSampler ^^ essas são as "fotos avulsas" que eu tirei para a somatória 1+3 do modo contínuo :b (na boa, eu me sinto tão profissional falando isso haha)
(Ambas: SOOC)

PS²+²: Obrigada pelas ideias Lusca ^^ apesar de não ter dado certo fotografar os pirralhos e não ter dado certo a foto da coruja que te falei, adoro o apoio que você dá para o blog ^^

2 comentários:

  1. Eu adoro fotografar (apesar de não saber quase nada de técnica) e achei as fotos lindas! Me lembrou uma vez que eu e minha sobrinha tentamos tirar uma foto jogando cartas de Uno pra cima e... bem... não deu muito certo, pra dizer o mínimo, hahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o importante é gostar mesmo ^^ com o tempo agnt aprende \o\ eu também não sei quase nada haha'
      É MUITO difícil de acertar D: meu quarto ficou uma zona depois mas valeu a pena ^^ tenta tirar com o "tiro contínuo" vai que dá :D acho que a maioria das câmeras tem

      Excluir

Copyright © 2014 East Harlem