quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

22/365 D.I.Y: R2-D2 (primeira parte)


Olá! Post meio diferente, eu sei haha' Essa é minha primeira vez fazendo um D.I.Y (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo) e como eu não sou uma pessoa que pensa pequeno já começo com um D.I.Y de duas (ou mais) partes! Vou ensinar vocês a fazerem um R2-D2
(clique aqui para uma imagem do droid) que eu e minha mãe estamos montando para a festa do meu irmão (ele não faz ideia disso e além de servir de decoração ele vai poder guardar os brinquedos dele lá dentro! Pelo menos é o que planejamos haha).
Hora de colocar a mão na massa! Você vai precisar de:

Um aspirador de pó que não está mais em uso!
(as mãe pira se você decorar um que ela usa hm, fica a dica)

Muito papelão!
Você vai usar mais na segunda parte (para os braços)
mas vai ser útil aqui também!

Fita adesiva, régua, borracha, lápis de escrever,
marcador preto (ou prata),
uma tesoura que corte papelão,
um estilete, lentes de um óculos de Sol e muito papel contact!

Recomendo papel branco (MUITO PAPEL BRANCO!)
azul (esse azul está perfeito!)
prata (o laminado da um efeito muito f*da)
marrom e azul claro (opcionais)
Se estiver muito calor e abafado um sorvete também vai bem!

Agora que temos tudo em mãos, hora de começar! Antes de mais nada recomendo que você salve várias imagens do R2 e imprima todas elas ou simplesmente deixe no notebook tendo ele por perto porque são muitos detalhes!

Antes de mais nada meça o aspirador para ter uma ideia da altura e da largura do mesmo para você não fazer algo completamente desproporcional. Cada um tem um jeito de medir, o meu não deu muito certo, tivemos de fazer uns recortes depois mas nada muito grave, até consegui uma dica: meçam muito bem! Se possível peçam ajuda de alguém que saiba o que está fazendo! Haha' um engenheiro, uma mãe (mães sabem tudo!) e assim por diante.
Depois de ter definido o tamanho (anote em um papel né gênio! Essas medidas são tutô!) pegue o papel contact branco e comece a marcar de lápis todos os "quadrados e retângulos" do tronco do R2, eu não sei a função de todos os botões e tentei reproduzi-los o mais fiel o possível, comecei com a ideia de caixas e fui arrumando com o contact. Para as partes que ficariam brancas de qualquer forma eu caprichei um pouco mais e passei o marcador preto para dar destaque.

Depois de ter terminado todos os "botões" do R2 usando o lápis e o marcador, hora de abrir o contact azul escuro para os primeiros detalhes. Agora é importante você riscar do outro lado do papel, esse lado quadriculado, para o caso de erros você consertar sem interferir no desenho. Recomendo que você desenhe com o marcador preto porque aparece mais e na hora de recordar evita acidentes.

Vamos começar a desenhar os detalhes em azul, é legal você pegar o tamanho exato das caixinhas que você fez a lápis no contact branco para ter uma noção exata da proporção, para os detalhes "centrais" eu fiz uma caixa de 16cmX10cm (e dividi em 2 lados com 5cm cada). Eu estava com a imagem no notebook aberto na minha frente então arrisquei a fazer a mão livre mas sinta-se a vontade em usar uma régua, são detalhes meio chatinhos.
Depois de pronto e devidamente recortado, você deve obter um resultado semelhante a este.
Depois de recortar, cole com muito cuidado (para evitar bolhas!) o detalhe em sua devida caixa, nessa foto eu ainda não tinha colado, só queria mostrar a localização.

Você pode tentar algo mais simples deixando tudo em azul mas para um resultado mais parecido com o droid (e com a foto do dia), recomendo que você faça detalhes no papel prata laminado, como é preciso de cortes vazados nos círculos e "grades", eu recomendo você usar o estilete (eu usei a mão livre então não ficou lá muito reto), novamente riscando do lado "interno" do contact. Se não sabe como usar um estilete ou treme bastante quando realiza esse tipo de trabalho manual peça ajuda a um adulto ^^

Antes de sair colando o contact no aspirador, confira SEMPRE o tamanho do papel! No nosso caso o papel ficou MUITO maior do que o aspirador então tivemos de recordar, também tome cuidado para que as rodinhas não fiquem batendo no papel porque, com o tempo, vai acabar rasgando graças ao atrito.


Se você, assim como eu, não sabe medir e o papel ficou batendo nas rodinhas, recorte uma tira de papelão e cole com cola quente na base do aspirador para limitar o movimento das rodinhas, preservando seu R2 por muito mais tempo.
O resultado do dia foi o da foto lááá em cima! Espero que vocês tenham gostado, amanhã já posto a segunda parte, como é surpresa estou fazendo tudo as escondidas durante a tarde depois de correr com lição de casa e essas coisas então é tudo em partes pequenas, hoje nem deu tempo de colar o contact no aspirador graças ao meu pequeno erro de dimensões (ou melhor, falta de noção de espaço). Como é meu primeiro D.I.Y não fiquem muito zangados porque minhas instruções são super confusas, vou melhorar com o tempo (ou não! haha).
Vida longa e próspera!



PS: JURO QUE NÃO ESQUEÇO AS COISAS DE PROPÓSITO PARA FAZER PS!
PS²: Eu fiz a parte "artística" e minha mãe fez a parte de recortar as coisas (reto porque eu não sei fazer isso!) e de arrumar a cagada que fiz, colando o papelão na base do aspirador, somos uma dupla perfeita haha'

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 East Harlem